Premiado diretor Vittorio Taviani falece aos 88 anos

Premiado diretor Vittorio Taviani falece aos 88 anos

O celebrado escritor e diretor italiano Vittorio Taviani, vencedor da Palma de Ouro e do Urso de Ouro de Berlim, morreu aos 88 anos. Ele faleceu após um longo período adoentado, confirmou sua filha à mídia italiana.

O diretor formou metade de uma aclamada dupla de cineastas com seu irmão Paolo: os dois eram conhecidos como os irmãos Taviani. Os irmãos se tornaram nomes famosos na Itália na década de 1960 e trabalharam em mais de 20 filmes juntos, incluindo o vencedor do Palme d’Or de 1977, Pai Patrão, e o docudrama Cesar Deve Morrer, que ganhou o Urso de Ouro de melhor filme em Berlim em 2012.

O primeiro narrou a história de Gavino Ledda, filho de um pastor da Sardenha, e como ele conseguiu escapar de sua dura e quase bárbara existência educando-se lentamente, apesar da violenta oposição de seu pai brutal. Cesar deve Morrer é a história de detentos em uma prisão de alta segurança em Roma que se preparam para uma apresentação pública de Júlio César, de Shakespeare .

Tão próxima foi a parceria dos irmãos que o ator italiano Marcello Mastroianni os chamou individualmente de ‘PaoloVittorio’. A dupla costumava adaptar a literatura de alto nível, incluindo obras do autor italiano Luigi Pirandello (Kaos e A Gargalhada), do russo Leo Tolstoi (Ressurrection e Noites Com Sol) e Johann Wolfgang von Goethe (Elective Affinities). O último filme em que compartilharam um crédito de direção foi o título de 2015, Maravilhoso Boccaccio, cujo elenco incluiu os atores italianos Riccardo Scamarcio e Kim Rossi Stuart.

Taviani nasceu em San Miniato, Toscana, em 1929. Começou sua vida profissional como jornalista antes de unir forças com seu irmão, inicialmente fazendo documentários antes de se transferir para traços narrativos.
As informações são do Deadline.
Edgar Santos
Escrito por Edgar Santos

Editor do site Cinemáticos, diretor de arte, leitor de HQs e fã de Blaxploitation.

Ainda não há comentários.

Ninguém ainda deixou um comentário para esta publicação!

Deixe uma resposta