Deadpool 2

Deadpool 2

No ano de 2016, a Fox lançou Deadpool nos cinemas e o longa que teve um orçamento de 58 milhões faturou mais de 700 milhões de dólares em todo mundo. Com um forte carisma, cabeças voadoras e muita metalinguagem, o filme trouxe uma nova visão para as adaptações de quadrinhos e uma maneira muito especial de não se levar à sério.

Se souber dosar a quantidade de piadas em suas futuras produções […], pode se tornar uma das maiores franquias do cinema

Em sua continuação, Deadpool (Ryan Reynolds) continua com seu tom sarcástico e suas tiradas sobre os outros filmes de super- herói, dando suas típicas alfinetadas em Wolverine, nos X-Men, sem esquecer da Liga da Justiça e dos Vingadores. Os chistes permanecem dando certo, trazendo um alívio cômico constante que faz o espectador rir, se entreter, mantendo a empatia pela personagem título. Contudo, a obra peca algumas vezes com o excesso de comédia em tela, quebrando alguns momentos significativos.

Nessa continuação, vemos um Wade Wilson ainda mais irônico, se importando ainda menos com aqueles que mata, com os que cruzam em seu caminho. Mas, seu cotidiano de herói se modifica (atenção para o spoiler) quando sua amada, Vanessa (Morena Baccarin) é assassinada por um dos bandidos que ele estava tentando combater. A jornada da mudança da visão que Deadpool tem do heroísmo é muito bem construída e vê-se uma gradação costurada. Sua personalidade não muda, mas os princípios e motivações de Wilson tornam-se mais éticos sem que ele perca suas qualidades.

O fato do longa não ter um vilão em si, somente pessoas que tentam se encontrar e buscar vingança em relação à aqueles que destruíram suas vidas, faz com que essa jornada seja ainda mais bem calcada. Por um lado, vê-se um Cable, vivido por Josh Brolin (o Thanos de Vingadores: Guerra Infinita), coerente na trama, movendo o primeiro ato da história e se colocando no papel antagônico aos desejos do protagonista. Mas que tem uma motivação semelhante a do Deadpool do primeiro filme. Ele quer somente um acerto de contas com Russell.

Já no segundo ato, o adolescente Russell (Julian Dennison) também quer vingança, mas com o diretor do orfanato de mutantes em que vive. É a decisão do jovem que pauta os acontecimentos da vida dele, de Cable e do futuro da humanidade. Esses dois conflitos crescem de maneira fluída e se conectam organicamente na trama, sendo usados para crescimento e desenvolvimento do protagonista. Se por um lado tem-se um roteiro bem construído, com uma progressão dramática afinada e atos bem definidos, por outro, pode-se notar cenários e locações genéricos, sem muita personalidade. As cenas de luta são bem semelhantes as do primeiro filme, trazendo piadas de encoxadas e pintos na cara de quem Deadpool luta. Cabeças voam, muito tiro, mas nada visualmente impactante ou muito novo ou diferente do que já se viu.

Destaque somente para a tentativa de heist do X-force e a soberba Domino (Zazie Beetz das séries Atlanta e Easy), que com seu poder de ser sortuda, reina numa cena de perseguição que elucida todos os mecanismos que podem dar errado e joga um pouco com os clichês dos filmes de herói em que todos os passos do plano dão certo, ainda que megalomaníacos.

Deadpool 2 tem carisma e consegue envolver o espectador na trama, trazendo novas camadas e uma maior tridimensionalidade para o protagonista. Se souber dosar a quantidade de piadas em suas futuras produções e conseguir encontrar o equilíbrio entre o que deve ser levado a sério ou não, pode se tornar uma das maiores franquias do cinema de super – herói, ainda mais do que já é. O longa sabe como e onde terminar, deixando muita curiosidade para o que vem em sua continuação.

Hilda Lopes Pontes
Escrito por Hilda Lopes Pontes

Diretora, Dramaturga, Produtora, CEO & Founder da Olho de Vidro Produções.

Ainda não há comentários.

Ninguém ainda deixou um comentário para esta publicação!

Deixe uma resposta

Deadpool 2


PAÍS: EUA
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
DURAÇÃO: 119
ESTREIA: 19 de janeiro de 2019
DIREÇÃO: David Leitch
ELENCO: Zazie Beetz, Morena Baccarin, Ryan Reynolds, Josh Brolin
SINOPSE: O mercenário mutante e tagarela Wade Wilson (conhecido como Deadpool), reúne uma equipe de companheiros mutantes para proteger um jovem de habilidades sobrenaturais do mutante brutal e viajante no tempo, Cable.