2ª Mostra “Lugar de Mulher É no Cinema” começa dia 26/03

2ª Mostra “Lugar de Mulher É no Cinema” começa dia 26/03

Entre os dias 26 de março e 1º de abril, acontece em Salvador a 2ª Mostra Lugar de Mulher É no Cinema, evento que tem como objetivos fomentar a visibilidade feminina e discutir temas relevantes como a violência de gênero, a misoginia, a sexualidade e o racismo. 

Na mostra serão exibidos gratuitamente 77 curtas nacionais dirigidos, roteirizados e/ou protagonizados por mulheres e também o longa A Moça do Calendário, de Helena Ignez, cineasta baiana homenageada nesta edição. O evento ocorrerá no Goethe-Institut Salvador-Bahia, no Corredor da Vitória, e na Sala Walter da Silveira, nos Barris.

Na Sala Walter, a abertura oficial terá a presença de Helena Ignez e a exibição do longa de ficção. No mesmo local, serão oferecidas a Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada por Amanda Aouad Almeida, e a Oficina de Introdução à Fotografia e Som para Cinema, com Liz Riscado e Moara Rocha.

No Goethe-Institut Salvador, abarcando a diversidade das temáticas, abordagens e gêneros, as exibições dos curtas serão em quatro sessões diferenciadas.

A primeira delas, a Mostra Selecionada, que se tornou competitiva nesta edição, tem curadoria das cineastas Ceci Alves, Clarissa Rebouças, Maria Carolina e Marise Urbano, sob a coordenação de curadoria de Amanda Aouad Almeida, roteirista e crítica de cinema. Com uma responsabilidade enorme nas mãos, Aouad explica que o maior desafio é passar o espírito do festival para as curadoras e conseguir afinar as escolhas de todas. Além disso, a profissional aponta que busca um equilíbrio entre qualidade artística e discurso, o que traz um caráter único para a mostra:

“Ano passado, vimos curtas excelentes que não apareceram em nenhum outro festival que fui, por exemplo”.

A Cerimônia de Premiação acontecerá no domingo, dia 1º de abril, às 20 horas, e as juradas Carol Tanajura, Daiane Rosário, Glenda Nicácio e Luciana Souza premiarão Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Atriz.

A segunda sessão é a Mostra Convidada, em que os curtas são curados pelas idealizadoras do evento. A terceira, Mostra Matinê, é direcionada às crianças e aos adolescentes. A quarta e última sessão é a Mostra Encontro – Somos Todas Uma, que soma ao evento curtas exibidos em festivais parceiros: Mostra Cine Dendê, Cine Kurumin – Festival de Cinema Indígena, For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual & Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres.

Através dos filmes, oficinas e bate-papos com o público após as sessões, a 2ª Mostra Lugar de Mulher É no Cinema visa promover a visibilidade das mulheres do audiovisual e das suas narrativas, e reitera a força da sororidade ao agenciar a união de todas elas nas telas do cinema contra qualquer forma de opressão e por cada vez mais espaços de desconstrução cultural e social.

A Mostra é idealizada, dirigida e produzida pelas cineastas Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha.

Acompanhe programação e notícias em www.facebook.com/mostramulhernocinema .

Edgar Santos
Escrito por Edgar Santos

Editor do site Cinemáticos, diretor de arte, leitor de HQs e fã de Blaxploitation.

Ainda não há comentários.

Ninguém ainda deixou um comentário para esta publicação!

Deixe uma resposta